sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DotA 2 - Um Pouco de História

Olá pessoal, eu e o Cássio, estaremos fazendo um mini-especial sobre o aguardadíssimo jogo DotA 2. Alguns Djows, como o Siri inclusive já está abdicando de toda sua vida social por um calabouço com tomada e internet, para levar seu notebook e ficar lá no lançamento. Nessa primeira parte, irei contar um pouco da história e gameplay do jogo.

Bom, DotA é um dos jogos mais jogados entre os Djows (com excessão de um deles que entrou em abstinência) , o nome é sigla para Defense of the Ancients. O jogo nasceu como uma modificação do jogo Warcraft 3 da Blizzard, e rapidamente gerou uma legião de fãs.

Sua gameplay é o seguinte: você escolhe 1 dos heróis disponíveis (mais de 100 na última versão) e seu oponente outro (normalmente o jogo é jogado em 3x3), feito isso o objetivo básico é guiar suas tropas (chamadas de creeps) que são geradas infinitamente e automaticamente até a base do adversário. O ponto aqui é que, é seu dever fazer a diferença na batalha já que os creeps de ambos os times tem a mesma força, seu oponente irá fazer o mesmo e é ai onde começa toda a diversão.

Basicamente é isso, mas o jogo tem um nível de profundidade gigantesco, existem itens que podem ser comprados, cada herói possuem 4 golpes especiais, os personagens passam de nível em combate, e runas que dão poderes especiais por um espaço de tempo. O jogo tem um apelo competitivo bem alto, tanto que é constantemente utilizado em campeonatos pelo mundo, o mais notório sendo a WCG.



Bom, o jogo teve seu lançamento em 2003, de lá para cá ouve muita evolução tecnológica no mundo dos games, um dos criadores originais do jogo Steve "Guinso" Feak, acabou sendo contratado pela Riot Games em 2005 e criou o League of Legends, um jogo no mesmo estilo, com algumas mudanças no gameplay e inúmeras melhorias gráficas e de usabilidade. O DotA original ficou sob a tutela do IceFrog, um desenvolvedor misterioso que nunca revelou fotos ou o seu nome verdadeiro, à ele é creditado um trabalho impecável de balanceamento no jogo, tornando ele ainda mais equilibrado e competitivo, trabalho este que ele exerce até hoje (sim o jogo continua recebendo atualizações em pleno 2011), porém...

Em outubro 2009, IceFrog foi contratado pela Valve Corporation, uma das maiores produtoras de jogos da atualidade, desenvolvedora de clássicos como Half Life, Counter Strike, Portal e um dos top games dos Djows: Day of Defeat. Seria isso o início de um novo DotA? Em agosto de 2010 foi feito o registro do nome DotA pela Valve o que confirmava os boatos. Em Outubro de 2010 o desenvolvimento foi oficialmente confirmado para a alegria dos fãs.

Muita polêmica "especulativa" ocorreu quanto a esse desenvolvimento. Veja bem, o jogo original foi feito em cima do Warcraft 3 da Blizzard, concorrente da Valve, muitos acharam ofensivo da parte da Valve registrar o nome de algo que não foi criado por ela. Jogadores principalmente do League of Legends e do Heroes of Newerth (outro concorrente), deram um hate forte na empreitada. Por outro lado, muitos dos seguidores do DotA aclamavam o ocorrido como algo excelente, já que o jogo seria desenvolvido por uma companhia de grande renome sob tutela de (há quem discorde), do designer que realmente fez o jogo brilhar, nosso caro IceFrog.

Isso que tenho pra dizer sobre o geral e a história do jogo, na segunda parte do meu conto falarei das nossas expectativas quanto ao DotA 2, melhorias esperadas, e a angústia para jogar o beta. Em paralelo o Cássio há de comentar da HQ que está sendo publicada para promover o jogo.

Por (http://www.djows.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário